digite e aperte enter
623241.5214 / 3278.2086
Abrir Menu Mobile

imprensa

Fisioterapia no sono

Todos sabem que os distúrbios respiratórios ou comportamentais do sono afetam a qualidade de vida dos indivíduos, gerando impactos negativos em vários aspectos relacionados à saúde. Por isso, a Medicina do Sono é uma área multidisciplinar e cada especialidade envolvida oferece uma contribuição significativa para o tratamento desses distúrbios. A Fisioterapia é uma das especialidades que vêm ganhando destaque e a atuação do fisioterapeuta na Medicina do Sono também.

Na Medicina do Sono o fisioterapeuta pode buscar capacitação para trabalhar com públicos de todas as faixas etárias, tanto com distúrbios respiratórios do sono como com distúrbios comportamentais do sono.

Em relação aos distúrbios respiratórios do sono, o fisioterapeuta tem cada vez mais espaço na condução do tratamento, sendo o profissional mais indicado para adaptar o paciente à terapia com pressão positiva (CPAP ou equipamento binível), para acompanhá- -lo em curto, médio e longo prazo, resolvendo problemas de adesão aos equipamentos e promovendo o sucesso do tratamento. Já em relação aos distúrbios comportamentais do sono, o fisioterapeuta pode aplicar técnicas de posicionamento para uma adequada postura durante o sono, técnicas de relaxamento que podem colaborar para a qualidade do sono e orientações para a higiene do sono. Para outros distúrbios, como a insônia, o profissional também pode atuar com diversas técnicas de hidroterapia, massoterapia e outros recursos que promovam o relaxamento e reduzam a ansiedade. Além disso, esses recursos são eficazes na melhora da qualidade do sono em pacientes com dor crônica, como a fibromialgia. Pacientes internados em unidades de terapia intensiva também podem se beneficiar do trabalho do fisioterapeuta, que poderá auxiliar na melhora da qualidade do sono com exercícios respiratórios, ortopédicos e alongamentos, além de priorizar os horários para a realização de procedimentos mais invasivos, como a aspiração endotraqueal, respeitando o período de sono desses pacientes.

Vale reforçar que a avaliação de um médico especializado é fundamental para o diagnóstico e tratamento do distúrbio do sono. A partir da consulta médica, se necessário, o indivíduo é encaminhado para o tratamento especializado com outros profissionais que atuam na equipe multidisciplinar da Medicina do Sono como o fonoaudiólogo, o odontologista, o psicólogo, o fisioterapeuta, entre outros

Publicado em : 21/03/2018

Fonte : Revista Sono

Notícias

Escolha bem a sua escova de dente

27/08/2018 -  Paraibaonline.com.br

Aromas auxiliam no sono

20/08/2018

Bedtime fadin, técnica para bebês pegarem no sono rápido

11/06/2018 -  Bebê.com.br

Função 'soneca' do celular traz risco para a saúde

18/04/2018 -  G1

Melatonina pode ser usada para qualquer distúrbio de sono?

19/03/2018 -  Revista Sono

Por que ficamos com sono?

14/03/2018 -  Diário do Grande ABC

Perdoar promove bem-estar

12/03/2018 -  Bem Estar

Quer pegar no sono mais rápido? Adote esse hábito.

16/02/2018 -  R7

Monitorar o sono por aplicativos, é eficiente?

12/02/2018 -  Absono

Por que é preciso sonhar?

22/01/2018 -  Istoé